SOBRE NÓS

A Rádio Sacramento AM 870khz inova e traz aos seus ouvintes mais variedade e comodidade na hora de se informar e se distrair. Com o novo website a Rádio Sacramento AM 870khz chega a todas as partes do planeta com a mesma qualidade do sinal local já tão consagrado. Faça parte dessa inovação deixando sua opinião ou sugestão diretamente no nosso website e participe do Clube de Amigos da Rádio Sacramento, hoje com mais de 700 sócios.

 

HISTÓRIA

RÁDIO SACRAMENTO

(Segundo informações do historiador Amir Salomão Jacób)

A Rádio Sacramento nasceu do ideal do missionário redentorista, Padre Júlio Negrizollo, em março de 1977. Nesse tempo Padre Júlio foi informado, por fonte fidedigna, de que um grupo sectário religioso estava juntando fundos para fundar em Sacramento uma rádio de cunho doutrinário religioso. Conhecedor desse fato impôs silêncio à fonte de informação e passou a agir com rapidez no sentido de antecipar a ação do grupo, pesquisando a possibilidade de solicitar no Ministério das Comunicações o pedido de uma rádio. Nesse tempo o Brasil estava sob o regime militar e a infiltração da esquerda comunista no meio da Igreja estava acentuada através de padres, bispos e leigos e isso fez com que o Governo Federal dificultasse qualquer criação de meios de comunicação social para a Igreja. Em sendo assim, a Paróquia de Sacramento jamais conseguiria a concessão de uma rádio em Sacramento. Informado disseo, ele não perdeu tempo, no seu zelo apostólico e missionário, no que entendia ser defesa de seu rebanho. Sua providência foi ir a Aparecida,SP, e estar com os demais de sua congregação e pedir ajuda. Depois de muita insistência ficou resolvido, inclusive com apoio do Servo de Deus, Padre Vítor Coelho de Almeida, filho de Sacramento, que a Rádio Aparecida fizesse um pedido de “extensão” ou “filial” em Sacramento. Nesse tempo a Rádio Aparecida já tinha grande peso entre a população católica do Brasil e tinha o respeito governamental por ser o então único veículo de comunicação do Santuário Nacional. Um pedido da Rádio Aparecida foi protocolado em Brasília. Posteriormente, um ou dois anos após isso, o grupo religioso que pretendeu ter uma rádio em Sacramento deparou com esse obstáculo no Ministério das Comunicações: já havia um pedido da Rádio Aparecida, e como o lugar era bem pequeno não cabia a concessão de mais uma emissora. Mas tão logo foi concedida em Brasília a concessão, a Rádio Aparecida deu pequeno prazo para que se conseguisse a transferência ou para a Paróquia de Sacramento ou pessoas outras, já que ela não tinha nenhum interesse em manter uma filial longe de sua sede. Padre Júlio então encabeçou a busca de pessoas para assumir a rádio. Ele levantou 22 nomes de pessoas católicas de Sacramento para que, cada um, através de cotas, levantasse o dinheiro para a montagem da rádio. Somente 03 responderam ao seu clamor: Sr. Sebastião Scalon, Dr. José Alberto Bernardes Borges e Dr. Luiz Rodrigues de Souza, o primeiro com cerca de 80% das cotas, os demais com participações entre o restante. O certo é que, em 31 de outubro de 1981, a Rádio Sacramento foi inaugurada como uma “extensão” da Rádio Aparecida que, inclusive, transmitiu ao vivo os primeiros sons da novel rádio para todo o Brasil, mas já tinha seus proprietários-cotistas.

Assim a rádio ficou alguns anos sob essa direção: era uma rádio católica porque seus diretores eram católicos, mas nada que assegurasse a continuidade disso, mesmo porque os diretores queriam vendê-la, houve tempo em que ficou deficitária e o entusiasmo da primeira hora havia passado.

Em 1985 morreu em Barretos, SP, um grande empresário criador de gado, Sr. Antenor Duarte Villela, que era filho de Sacramento, deixando uma grande fortuna em herança. Cinco por cento dessa fortuna ele destinou a 33 entidades beneficentes de Barretos e Sacramento, sua terra natal. Em Sacramento foram 05 as entidades que receberam parte de seu dinheiro, inclusive a Paróquia de Sacramento era uma delas. De posse dessa doação, a Paróquia de Sacramento adquiriu a Rádio Sacramento de forma definitiva, como está até hoje. Considero o Sr. Antenor Duarte Villela um grande benfeitor da Rádio Sacramento, inclusive no hall de entrada da emissora, por muitos anos, manteve-se uma fotografia sua, como reconhecimento, retirada dali no governo paroquial de Padre Levi, infelizmente.

Na inauguração da rádio estava o Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida, o pároco de Sacramento na ocasião, Padre José Marques Dias, Padre Júlio Negrizollo e os diretores proprietários. Isto se deu na tarde de 31 de outubro de 1981, estando já a emissora no alvorecer dos 32 anos ininterruptos de comunicação regional.

equipe

J. Devair Silva